© 2016. Orgulhosamente criado por SELO CRIATIVO

Ligue:

+55 13 3467 4723

Endereço: 

Rua Osvaldo Eduardo 138, São Vicente/SP

CNPJ

02.360.954/0001-30

TERRA SONÂMBULA

TERRA SONÂMBULA

" Durante muito tempo falei de analfabetismo urbanístico, que significa desconhecer quem manda na cidade e para onde vão os recursos dos fundos públicos. Se fizermos um mapa das cidades, é possível ver onde estão os pobres, onde estão todos os investimentos, qual a frequência com que as ruas são limpas, qual a frequência com que se plantam novas árvores ou se podam as antigas, qual a frequência com que se trocam as lâmpadas queimadas... isso é muito interessante porque há uma hierarquia. E o povo sabe disso? Não. Mas, não só o povo... pergunte aos economistas se sabem qual o papel da renda imobiliária para a vida na cidade e da economia, de um modo geral".  MARICATTO, 2015

O Projeto “Terra Sonâmbula tem como intenção” apostar na metodologia desenvolvida no projeto “Nossa Escola é em Todo Lugar” no ano de 2015 e, a partir do processo desenvolvido e vivenciado, produzir uma experiência referencial de acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de rua e intervenção em um território vulnerável, para subsidiar a formulação de políticas públicas de educação, saúde, habitação e assistência social, ancoradas nos fundamentos dos direitos humanos.

Tendo como estratégias e método o acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de rua em sua circulação pela cidade, promovendo convivência democrática, produzindo ações coletivas e comunidades de aprendizagem. Tem ainda como intenção promover estudos e produzir conhecimento a partir da realidade vivida no território da Fazendinha e Vila Ema, colocando em diálogo saber popular e saber científico. Realiza, ainda, intercâmbio de práticas culturais e educativas com outros territórios, movimentos e coletivos.

O projeto acontece com forte parceria da EMEIF Vila Ema, na qual realizam-se atividades educativas e assembleias comunitárias semanais. Traz como uma nova dimensão a Alfabetização Urbanística para trazer ao debate as questões relacionadas ao acesso à terra e à moradia.

Firmados nos conceitos da Educação Social de Rua, da Educação entre Pares, da Justiça Restaurativa, Educação em Movimento e na Pedagogia da Presença, o projeto fortalece vínculos, ocupa o território e provoca toda a cidade para um outro olhar para esses territórios e a organização da sociedade.