participação em redes e conselhos
Desde sua fundação, o Instituto Camará Calunga elegeu a participação em fóruns e conselhos de políticas públicas como dispositivo de análise e formulação de políticas públicas, com base nas experiências produzidas com seus coletivos em territórios vulnerabilizados da cidade. Atualmente ocupamos os seguintes espaços de participação:
CLACSO
Desde 2017, a partir da participação na VII Escuela Internacional de Posgrados en Infancias y Juventudes, o Camará é integrante ativo da Rede Clacso na América Latina e Caribe. O Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO) é uma instituição internacional não governamental com status associativo na UNESCO, criada em 1967. Atualmente, reúne 654 centros de pesquisa e pós-graduação no campo das ciências sociais e humanidades no campo das ciências sociais e das humanidades em 51 países de América Latina e outros continentes. O Camará é um desses centros e compõe mais especificamente as ações e pesquisas voltadas às crianças e jovens, por meio do Grupo de trabalho “Infancias y Juventudes”
Mais informações: https://www.clacso.org/
mNdh
O Instituto Camará Calunga participa do Movimento Nacional dos Direitos Humanos, movimento importante da sociedade civil organizada como reação à violações sistematizadas de direitos básicos para a realização da dignidade humana, tanto de iniciativa pública quanto privada, sustentadas na impunidade.
mais informações: http://www.dhnet.org.br/index.htm
rede jubra
Em 2017, o Camará participou da assembleia que criou a Rede Jubra, que reúne pesquisadores e pesquisadoras de todo o Brasil. A iniciativa tem como objetivo o desenvolvimento de estudos acerca das potencialidades juvenis, suas limitações dentro do atual contexto político educacional brasileiro e a busca de soluções estruturais que reduzam a falta de acesso aos direitos fundamentais.