© 2016. Orgulhosamente criado por SELO CRIATIVO

Ligue:

+55 13 3467 4723

Endereço: 

Rua Osvaldo Eduardo 138, São Vicente/SP

CNPJ

02.360.954/0001-30

PROJETOS

PROJETOS

Como fazer do Camará um espaço sempre em movimento? Como não ser capturado por lógicas enrijecidas de trabalho, por discursos de poder, pela burocracia, pela prestação de serviços? O Camará tem como objetivo trabalhar sob um “diagnóstico quente”, isto é, em constante movimento a partir da escuta, da análise e da convivência com os integrantes do coletivo do dia-a-dia de suas vidas.

Ao se propor a ter essa mobilidade, ao se construir em ato, ao acompanhar os processos a partir da experiência e vivencia cotidiana, o Camará tem um movimento de trabalho que se faz pelos projetos. Escrever projetos a partir das demandas identificadas nos processos participativos das assembleias e nos encontros semanais é nossa principal intenção. A vida que pulsa nestes territórios sofrem mudanças e com elas precisamos criar metodologias, estratégias de cuidado e atenção, como ainda formas de produzir experiências referenciais para a formulação de políticas públicas.

Num incessante movimento de construção e desconstrução nascem nossos projetos, influenciados e compostos pelas forças que nos atravessam, ano a ano, ao longo desta trajetória. Um procedimento coletivo, que põe em análise os integrantes desta organização, as relações, as estruturas, as atitudes, as convenções e as práticas habituais.

Os projetos se fazem dispositivos analisadores históricos, espontâneos e naturais.  Uma “subversão” (outra versão) da instituição com a ajuda da palavra, dos dispositivos analisadores e da participação dos membros.

Uma força instituinte que entra, portanto, em contradição com o já instituído - produtor de uma imobilidade a ser quebrada com essa intervenção. Há uma íntima e imediata relação desses dispositivos analisadores com a consecução do processo de autoanálise e autogestão.

Ser processo e com isso, produzir projetos intimamente relacionados com esses percursos. É também nisso que se produz a vida no/do Camará.