Experiencia do Camará é apresentada em Encontro Nacional Sobre Segurança Alimentar em Curitiba

November 9, 2017

A experiência apresentada no III Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (III ENPSSAN), na cidade de Curitiba, “COMER, COSER E COZINHAR: CONSTRUINDO UM TERRITÓRIO QUE NOS ALIMENTA A PARTIR DO DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA” acontece no Instituto Camará Calunga, organização não governamental localizada em São Vicente – SP. O Projeto Terra Sonâmbula, iniciado em 2017, discute o direito a terra em sua perspectiva relacionada à moradia e à alimentação, inserindo transversalmente aos espaços educativos da organização, que se dedicam a pensar processos de alfabetização integral (sendo a alimentação um desses eixos temáticos), oficinas culinárias para crianças, adolescentes e pais. Há também aproximação com a abordagem social de rua de crianças e adolescentes que reconhece os temas da alimentação e da terra/moradia como primordiais para a construção de políticas públicas dialéticas e adequadas às populações em situação de vulnerabilidade social. Diariamente são realizadas atividades relacionadas ao empoderamento das crianças e adolescentes no que diz respeito ao direito humano a alimentação adequada. As crianças/adolescentes que compõem a “equipe do rango” são escolhidas democraticamente nas assembleias semanais, que acontecem dentro da escola do bairro e são responsáveis pela produção do lanche nas atividades diárias. Acontece ainda, numa perspectiva sistêmica, um grupo com os pais e familiares com o nome de “Comida e prosa”, onde são discutidos outros aspectos da comida e do comer, como a afetividade e a valorização dos alimentos regionais, entre outros. O trabalho ampliado preconizado pelo Camará pretende produzir processos de cuidado em relação aos familiares, por meio de acompanhamento e fortalecimento de vínculos; também se espera que, a partir do envolvimento dos familiares no processo formativo das crianças e adolescentes, estes venham a se tornar conscientes e ativos no que diz respeito à garantia de seus direitos, incluindo a alimentação e os processos políticos, educacionais e sociais de seus territórios.

Autores/as: Samantha Jesica Sales Andrade (Nutricionista do Projeto Camará); Maria Fernanda Petroli Frutuoso (Docente da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista); Cassio Vinicius Afonso Viana (Psicólogo do Projeto Camará).