Tem início a preparação coletiva do EURECA 2019

January 9, 2019

Crianças e adolescentes ocupando o espaço público para reafirmar seus direitos com uma mistura de cores e resistência. Assim é o Bloco Carnavalesco Eureca (Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente), movimento artístico-político de promoção e luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes e reconhecido como a maior mobilização permanente pelos direitos da criança e do adolescente no Brasil.

O bloco sai às ruas há 25 anos na cidade de São Bernardo do Campo e há 14 anos na cidade de São Vicente, litoral de São Paulo.

A iniciativa do bloco propõe uma participação direta das crianças e adolescentes desde a concepção temática de cada ano, até a produção do logo, da escrita do samba-enredo, a gravação e divulgação da trilha sonora dos desfiles, a composição harmônica e a sustentação da bateria, alegorias, confecção de instrumentos e ainda eventos de formação em um calendário anual.

O bloco tem como prática deslocar a concepção de manifestação política e a organização de movimentos sociais a partir dos padrões tradicionais e/ou vinculações partidárias, trazendo a ludicidade enquanto resistência e linguagem para dar visibilidade às violações de direitos vivenciadas por crianças e jovens em seus territórios. Visibilidade esta que não corrobora com a ideia da representação adulta, mas acredita e investe na possiblidade e na capacidade de crianças e adolescentes de terem voz e ação, assumindo um ativismo político perante a cidade, incorporando a pauta política nas festividades do carnaval. O Camará é a instituição promotora do bloco Eureca na cidade de São Vicente, instituído como Lei Municipal 3329a de 18 de maio de 2015 na cidade, desde 2006.

Esse ano o tema do bloco será Crianças e Jovens pela Constituição da Cultura e Direitos Sociais.

Para que nosso trabalho conjunto, que envolve  crianças, adolescentes, jovens e adultos que lutam pelos direitos humanos em diversas áreas de atuação da sociedade seja mais efetivo, é importante a leitura do artigo A politização (necessária) do campo da infância e adolescência, de Lucia Rabello Castro.

Essa semana iniciamos o trabalho intenso de mobilização para a preparação do Bloco com a reunião que acontecerá amanhã, dia 10/01/2019, às 14h na sede do Instituto Camará.