18 de maio é dia de lutas importantes

May 16, 2019

O dia 18 de maio é dia nacional de luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, e de luta antimanicomial. E muito de nossa história se entrelaça com elas.  Isso porque o Camará foi fundado por trabalhadores e militantes da Luta Antimanicomial e Movimentos da Infância no ano de 1997, estando sediado no município de São Vicente, São Paulo. Naquele momento estas pessoas propuseram reflexões e acompanhamentos que colocassem em diálogo a formação da infância e da adolescência em tempos de mudança de paradigmas na perspectiva do cuidado em saúde e nesses mais de 20 anos de existência vem desempenhando ações de âmbito local, regional e nacional que tem influência dessa temática.

Esse ano, essa data será marcada não só por nós, mas também por crianças, adolescentes, educadores e profissionais que se mobilizam por essas causas. No próprio dia 18, sábado, a partir das 14h na Escola de Ensino Fundamental Lúcio Martins Rodrigues, no bairro  Vila Margarida em São Vicente haverá um encontro para conversar  e refletir sobre o significado dessas lutas com a presença do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de São Vicente, Naces Procuru, o CAMP Rio Branco e demais organizações sociais da cidade. As propostas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, executado pelas 3 organizações, serão apresentadas ao território, para organização dos coletivos de crianças e jovens.

O Insituto Querô fará a exibição dos documentários Maria Capacete e  Azuis, que falam que tratam sobre Transtorno do Espectro Autista e saúde mental, e a banda Reféns do Wi-fi estará presente. Haverá também a apresentação das experiências coletivas vividas pelos grupos de meninos e meninas que compõem o Instituto Camará dentro do campo da cultura, com a música do Grupo Percussivo Afro Calunga e da dança, com o Grupo Ventre Vivo Corpo Livre

A escola Lúcio Martins se situa à rua Odair Muller de Azevedo Marques, 434 Vila Margarida

Esperamos vocês. Na luta a gente se encontra.