© 2016. Orgulhosamente criado por SELO CRIATIVO

Ligue:

+55 13 3467 4723

Endereço: 

Rua Osvaldo Eduardo 138, São Vicente/SP

CNPJ

02.360.954/0001-30

Please reload

Posts Recentes

Doe sua nota fiscal e participe do Camará

June 11, 2019

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

Instituto Camará participa da semana Tereza de Benguela

August 19, 2019

Entre os dias 22 a 26 de  julho aconteceu em Santos e Cubatão a Semana Tereza de Benguela que trouxe, a partir de uma programação intensa a reflexão sobre as diversas nuances do mundo do trabalho para a mulher negra e pela visão da mulher negra. 

 

O Grupo de dança Ventre Vivo Corpo Livre e o Grupo Percussivo Afrocalunga participaram do fechamento da semana com uma apresentação cultural que trabalha a cultura do povo negro na dança e música.

 

O evento aconteceu dia 26 na Estação da Cidadania em Santos após a mesa Lélia Gonzalez: o trabalho da intelectual e da militante negra” com a participação de  Amarilis Costa, Renata Gonçalves e Regina Santos.

 

Sabemos que as mulheres negras são invisibilizadas cotidianamente e ocupam os postos mais precarizados de trabalho no nosso país, além de sofrerem violências físicas. Ocupar um espaço no qual se discute abertamente sobre essas questões é resistência e representa muito na luta pelos direitos humanos. 

 

Confira a galeria de fotos dessa participação. 

 

Quem foi Tereza de Benguela? 

 "Rainha Tereza”, como ficou conhecida em seu tempo, viveu na década de XVIII no Vale do Guaporé, no Mato Grosso. Ela liderou o Quilombo de Quariterê após a morte de seu companheiro, José Piolho, morto por soldados. Segundo documentos da época, o lugar abrigava mais de 100 pessoas, com aproximadamente 79 negros e 30 índios. O quilombo resistiu da década de 1730 ao final do século. Tereza foi morta após ser capturada por soldados em 1770 – alguns dizem que a causa foi suicídio; outros, execução ou doença. (texto extraído do portal Geledés) 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags