© 2016. Orgulhosamente criado por SELO CRIATIVO

Ligue:

+55 13 3467 4723

Endereço: 

Rua Osvaldo Eduardo 138, São Vicente/SP

CNPJ

02.360.954/0001-30

Please reload

Posts Recentes

Doe sua nota fiscal e participe do Camará

June 11, 2019

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

Projeto Coisa de Preta é contemplado pelo PROAC - São Vicente

August 19, 2019

Democratizar a informação sobre o racismo, abordar e trabalhar a questão do empoderamento feminino da mulher negra na infância, juventude e fase adulta a partir de um processo formativo com meninas crianças e adolescentes para conceber e circular o espetáculo de dança Coisa de Preta em espaços públicos de diferentes espaços da cidade.

 

Esse é um dos objetivos do projeto cultural contemplado no Concurso de Apoio a Projetos Culturais de Montagem e Circulação de Espetáculos, Festivais de Artes, Feiras e Exposições Itinerantes, Formação e Arte-Educação, Audiovisual e Publicação de Obra Literária Inédita de São Vicente. No total, foram 13 contemplados, entre eles, o Instituto Camará Calunga com o espetáculo. 

 

A justificativa principal do projeto reside no fato de que o  racismo e o machismo são comportamentos historicamente construídos que se expressam, sobretudo, no cotidiano da sociedade brasileira, atingindo crianças, jovens e adultos, que, sendo assim,  são  sujeitos políticos que demandam espaços de convivência e escuta para desenvolver pensamento crítico e se organizarem para a ação coletiva.

 

Pautado na educação feminista o espetáculo proposto abordará essas questões  por meio das linguagens  da dança, música e áudio visual tendo como ponto fundamental a visibilidade e empoderamento dos sujeitos negros e mulheres, a fim de contribuir para a equidade social. 

 

A produção cultural no Instituto Camará é um meio fundamental para o exercício da cidadania crítica e participativa, e a história do trabalho com dança começa na instituição em 2001. De acordo com Valéria Alves, pedagoga, bailarina e diretora técnica do Camará todos os processos do grupo de dança   seja para construção do tema, das coreografias ou espaços ocupados são analisados e realizados coletivamente.Pautados nas histórias reais de vida de cada participante.

 

O Projeto Coisa de Preta conta com uma equipe multidisciplinar e os encontros acontecerão na sede do Instituto e na Escola Lucio Martins Rodrigues, localizada no território da Vila Margarida. A exibição do espetáculo se dará no CEU das Artes -Humaitá,  CAMP – Rio Branco;EMEF José Meirelles - Quarentenário;EMEF Professor Lúcio Martins Rodrigues – Vila MargaridaSEST-SENAT – Náutica. 

 

 Aguardem mais novidades. 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags